Alguns usuários que adquiriram um iPhone 4S estão tendo um problema inconveniente e atípico.

O telefone funciona por algumas horas com o Chip da sua operadora e repentinamente ele avisa que o SIM CARD é inválido ou que não possui um SIM CARD instalado no aparelho.

A única forma de resolver esse problema momentaneamente é DESLIGAR/LIGAR o aparelho, TIRAR/RECOLOCAR o chip, ou RESETAR o iPhone. Algo muito chato para ser feito várias vezes ao dia.

Existe uma chuva de reclamações no site de Suporte da Apple, assim como em blogs e sites especializados mundo afora. Aqui não está sendo diferente, temos recebido inúmeras reclamações sobre esse problema.

A Apple já percebeu a magnitude do problema e acabou liberando uma segunda versão do iOS 5.01. Um fato inédito e curioso, pois o normal seria a Apple liberar uma versão 5.02, ao invés de uma segunda versão da 5.01. Acreditamos que isso foi feito no intuito de abafar um novo “escândalo” com problemas relacionados ao iOS 5.

Quem já possui a versão 5.01, ao tentar atualizar o aparelho de forma automática não vai conseguir, pois o iTunes informará que sua versão é a última disponível. Mas isso pode não ser uma verdade (existe uma forma de atualizar manualmente, que vamos explicar ao longo da semana). Mas se você está na versão 5.0 e tentar atualizar para a 5.01, já vai instalar a nova versão do iOS.

Para saber qual é a versão do seu sistema, basta acessar AJUSTES > GERAL > SOBRE e ver o que está escrito na linha VERSÃO.

A versão antiga é identificada pelo número 5.01 e seu código (9A405); enquanto a nova é 5.01 (9A406).

Essa versão foi liberada somente para corrigir o erro do “NO SIM” ou “SIM INVÁLIDO”, segundo a própria descrição do suporte da Apple:

“In certain situations, iPhone 4S may have difficulty recognizing a micro-SIM card, resulting in the following behaviors:

- “Invalid SIM” or “No SIM Card installed” alert appears intermittently.
- Status bar displays “No Service” or “Searching” in a location with good network coverage.”

A má notícia é que nem todos os usuários estão tendo o erro corrigido com essa nova versão. Alguns continuam apresentando esse problema.

Vou deixar os COMENTÁRIOS ativos nesse post para saber quem está tendo esse problema e se a nova atualização ajudou a resolver o mesmo.

Enquanto isso, vamos aguardar uma nova posição da Apple, ou que a versão 5.1 (que já está em testes) possa resolver definitivamente esse problema.

_______
Atualizado dia 28/12/2011

A Apple clocou no ar uma forma de atualizar para a nova versão, através da restauração do sistema.

http://support.apple.com/kb/TS4148?viewlocale=pt_BR

Tenham cuidado para ter o Backup do seu aparelho para não perder nenhuma informação.

Mesmo com a atualização não foi possível resolver o problema do sinal. Os aparelhos que apresentavam esse problema, continuam instáveis. Ainda testei a versão 5.1 para desenvolvedores, mas o problema persistiu. Vamos aguardar para ver a solução que a Apple vai apresentar.

MacSuporte.com